A energia em suas diversas formas é a base do "Human way of life". Este trocadilho com "American way of life" permite que sintamos repugnação perante nós mesmos. O uso indiscriminado dos recursos naturais para sustentar a "virtual economia mundial" é algo que assusta; qualquer um que tenha a noção de finitude entende o problema.
Existe ainda a questão do deslocamento do equilíbrio do ecossistema, que é afetado pelas fontes de energia não renováveis, como o petróleo e a energia nuclear. Equilíbrio metaestável, quando o sistema retorna à sua condição original se submetido a uma pequena perturbação, mas a uma condição de equilíbrio diferente se a perturbação for suficientemente grande.
Albert Einstein, propôs na teoria da Relatividade Restrita, a relação entre massa e energia: E=mc². Bueno, temos a massa de petróleo por exemplo, que além de grande, possui muita energia, é literalmente uma biomassa de milhões de anos atrás, estocada, energia que entrou em nosso ecossistema. Ao usarmos essa energia, aproveitamos na melhor das hipóteses 1/3 como trabalho útil, os restantes 2/3 são transformados em calor dissipado na atmosfera. Este calor pode, a partir de determinada quantidade, levar a uma transformação de certas coisas como conhecemos hoje, por exemplo as geleiras nos pólos. Este é apenas um dos problemas, e que pode facilmente ser mensurado pelo homem.
Deste cenário, resulta um pensamento caótico: quais são as transformações aceitáveis que podemos ter, de forma a mantermos o controle da situação??? Não sei, é um problema extenso, difícil de ser modelado, mas intuitivamente a resposta é óbvia: Não queremos transformações.
As pessoas viajam para lugares distantes e se encantam com as maravilhas do mundo moderno, a torre eiffel por exemplo, quando não conhecem nem o tipo de vegetação que cobre o Pampa Gaúcho. Parece que valorizam mais as transformações humanas ao mundo do que o próprio.
Se não queremos transformações devemos limitar o uso da energia não renovável. Mas como? Se a demanda percapita é de crescimento exponencial! O aumento populacional da praga humana também o é... Mais um cenário caótico!!!
Agora sim vamos ao ponto chave, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA... precisa dizer mais?
Abraço pros Home, Bj pras Guria.